Parte do solo brasileiro poderá observar um eclipse solar parcial!
maxsuel742
Educação
30/06/2019 às 16:40
53
0
No dia 02/07, terça feira, será possível observar em uma boa parte do Brasil um eclipse solar parcial.

Um eclipse solar acontece quando a Lua entra na frente do Sol e oculta a luz de nossa estrela. O eclipse pode acontecer em três formas: total - quando a Lua oculta totalmente a luz; anular - onde apenas é visível um "anel de fogo" de nossa estrela; e parcial - onde a lua fica parcialmente na frente da estrela, sendo que esse ultimo será o caso do que poderemos acompanhar.


As cidades brasileiras terão a chance de observar de 9% a 60% da ocultação, segue a lista da porcentagem de ocultação da estrela em algumas cidades e seus arredores: Brasília (27%), Rio Branco (32%), Manaus (5%), Goiânia (27%), Cuiabá (33%), Campo Grande (47%), Porto Alegre (58%), Florianópolis (39%).

O evento poderá ser observado próximo ao pôr do sol após as 17h, no horário de Brasília. Infelizmente, no nordeste não será possivel observar o fenômeno pois o Sol já terá sumido nessa hora no horizonte.


Também é necessário cuidado na observação, quando se trata de ver o sol por algum instrumento óptico é necessário o uso de filtros adequados, pois as consequências são problemas de visão e até cegueira. Não encare o sol a olho nu.

Apenas em 2042 teremos um eclipse solar total no Brasil, mais, enquanto esperamos, podemos admirar esse fenômeno!

Fonte 
Imagem: Divulgação; NASA;
Capa: mundoeducação
O que achou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
 @CafePixelado_          cafepixelado         Serv. CaféPixelado
Comente
Faça o login para comentar esta notícia
Comentários