Saiba as últimas do Design e Marketing do Habbo!
Indhigo
Videogames
05/07/2019 às 16:58
356
1

POST EM PORTUGUÊS E INGLÊS!       READ IT IN ENGLISH


 
Oi pessoal! Hoje retiramos alguns insights das palestras dadas por duas designers da Sulake no dia 17 de junho na Universidade de Portsmouth (sul da Inglaterra), como parte da Universidade Gamejam *

* '' Gamejam é um evento com duração de uma semana no qual funcionários, alunos, ex-alunos e profissionais aparecem e tentam fazer um jogo durante o horário comercial normal '(LEIA MAIS)


Obrigada aos @HabboHelpers e em especial ao nosso Repórter Internacional Rob.Cuffe por notificarem este evento no Twitter!

  Jennifer Wu 

Jennifer Wu é uma Artista Digital e principal designer da Sulake. Ela estudou na Universidade de Portsmouth onde palestrou e se formou em 2012 em Animation. Na palestra, ela aborda o que é Habbo e Hideaway, o cenário atual do setor dos games, o impacto global que os jogos estão causando no mercado, incluindo a distribuição no mercado regional e como os jogos são distribuídos por vários dispositivos. Ela também enfatiza a importância da diversidade no local de trabalho, as vantagens e desvantagens de trabalhar na indústria de jogos e dá algumas dicas e truques sobre como conseguir um emprego no setor. Jennifer também trabalha em outros departamentos e recruta juniores, recebendo centenas de candidaturas. Quem sabe um dia pode ser você!

*Agradecimentos especiais a Jennifer por nos ter dado a informação sobre onde encontrar sua palestra e por sua resposta rápida e atenta!

As seguintes informações foram transcritas da própria palestra.

Palestra Jennifer Wu Talk- veja AQUI

Quem é a Sulake?
Sulake é uma empresa de entretenimento social atualmente fazendo dois jogos: Habbo - um jogo de arte estilo pixel 2D e o Hotel Hideaway em estilo 3D. Ambos são MMOs - Multijodagores Massivos Online - e isso significa que muitas pessoas se reúnem e são capazes de jogar simultaneamente o jogo juntos.

Então, o que você pode fazer no jogo? Você pode personalizar o seu avatar, construir coisas, salas, com várias peças de mobiliário e na sua essência, você pode fazer amigos e conversar online!

Vamos olhar para alguns números: o que é tudo isso? Temos 800 mil usuários cadastrados mensalmente, temos 200 mil novos usuários com uma taxa orgânica, o que significa que não é baseado em estratégias de marketing pagas, e existem 310 milhões de contas (ainda contando), e 151 identidades suportadas por 12k bens virtuais feita em uma base sazonal.

Quais são as semelhanças? Existem semelhanças entre os dois jogos, mas eles visam dois públicos diferentes: Habbo é um jogo de 13+ e Hotel Hideaway é um jogo de 17+. Isso nos dá mais capacidade de segmentar públicos mais amplos.

Então, por que está indo tão bem depois de todos esses anos? O Habbo está entrando em seu 19º aniversário este ano, tão bonito para um jogo, hein! Em um relatório de valor de mercado, em 2017 o valor do mercado de jogos valia US $ 116 bilhões, representando um crescimento de 10,7% em relação a 2016 e representando 50,4 bilhões em celulares, US $ 33,3 bilhões em console e US $ 32,3 bilhões em PC Gaming. Em 2018, o valor de mercado foi de US $ 135 bilhões, representando um crescimento de 10,9% em relação a 2017: US $ 63,2 bilhões em celulares, US $ 38,3 bilhões em console e US $ 33,4 bilhões em PC Gaming. Você pode ver que todos estão crescendo e o PC Gaming não está crescendo tanto, mas ainda é uma quantia significativa.

Então, como é que parece nos próximos anos? Você pode ter notado que há algumas mudanças nos números aqui, até 2021 o mercado de jogos valerá US $ 180 bilhões e o celular está crescendo exponencialmente enquanto o console e o PC estão em uma taxa constante.


Slide 7


O que significam US $ 180 bilhões?
A indústria de games é 3,5 vezes maior que a indústria cinematográfica e 7 vezes maior que a indústria musical, então esses são, definitivamente, tempos empolgantes para a indústria de games!


Como é visto em escala global?
Vamos dar uma olhada na participação de mercado por região. Em escala global, para onde vai o dinheiro? A região da Ásia e do Pacífico está ocupando mais de 52%; Europa, Oriente Médio e África combinados com a América Latina composta por 25% e América do Norte 23%. Nossos dados do Habbo mostram que o Habbo é traduzido para 9 idiomas diferentes em 150 condados em todo o mundo e o Brasil está na frente como a maior comunidade Habbo com 37% de participação do usuário. Se olharmos por país, na China 61% dos cidadãos pagam e jogam jogos e nos EUA 81% dos cidadãos pagam e jogam.


Slide 9

Por que isso está indo tão bem?
As estatísticas mostram que 2/3 das pessoas do mundo são gamers. Por quê? Por causa dos amigos e do crescente uso do dispositivo móvel que agrada a nossa conveniência. Todo mundo tem um celular e talvez o seu não esteja tão longe de você agora, certo? Pode ser levado em movimento e o mesmo acontece para os jogos.

A porcentagem de jogos em comparação com outros aplicativos é de cerca de 26%. Além disso, 51% é o uso de dispositivos móveis e 3 bilhões de pessoas em todo o mundo possuem um smartphone, e esse número crescerá ainda mais. Então, quando você tem muitos jogos disponíveis, isso também significa um público mais amplo. Um público mais amplo traz mais diversidade de coisas por vir.

O jogador típico não é mais uma criança ou um adolescente em um quarto jogando, agora você tem mães indo às compras e coletando tickets do FarmVille ou businessman caçando pokemon quando eles estão caminhando para o trabalho, então o mercado é diversificado e há um jogo para todos.

Campanhas de sucesso do Habbo

Este é um exemplo das campanhas de topo, dos pacotes mais bem sucedidos/vendidos no Habbo:


Slide 13

Eu me lembro quando comecei, estava falando com o meu diretor de arte e ele estava me explicando que quando ele estava contratando uma equipe, ele estava olhando para o equilíbrio entre mulheres e homens, já que a indústria era muito dominada por homens (e ainda esforços são feitos para manter este equilíbrio).

Uma coisa interessante é que 13 + mais como coisas fofas, mais femininas e quando fui contratada junto com Kelly (próxima palestrante), a ideia era trazer um pouco mais de escolhas para Habbos. Quando há necessidade de mais opções em jogos, é bom ter também uma equipe composta de muitas pessoas diferentes de diferentes origens.

Estes são alguns dos artistas. Eu sou a Kukuyit e Kelly (colega, segunda palestrante) é a Elementary_Kage. Temos 2 homens e 4 mulheres e uma nova 5ª artista feminina está chegando!


Slide 14

Mais sobre Sulake…

A Sulake tem 3 escritórios principais em todo o mundo: Londres, Reino Unido - para campanhas e monetização, Helsínquia, Finlândia - a sede e Madrid, na Espanha. Uma das melhores coisas de Sulake é que a equipe frequentemente faz revisões de campanha, analisa dados e números e verifica resultados e continua melhorando as coisas que funcionam e não funcionam.

De acordo com Jennifer, Sulake é uma média-empresa e isso torna o trabalho mais fácil, pois você pode colocar as mãos para trabalhar, explorar diferentes áreas e trabalhar em muitos departamentos, em vez de ser especialista em apenas uma coisa, como se estivesse em uma grande empresa. De ideias de pesquisa a esboços e produção real, a Sulake permite uma operação conjunta com testes antes do lançamento final.

Vale a pena notar que..  Os emblemas são tão importantes quanto os mobis. O Habbozinhos adoram isso por causa da mentalidade de colecionador. Aqui estão alguns dos itens desenhados por Jennifer:


Slide 17


Que conselho você pode dar a um artista ou alguém que esteja procurando emprego?
Sempre anexe seu portfólio, links, esboços, todo o trabalho que você faz desde a pré-produção até o produto acabado. Guarde-o em pdf e coloque sempre o seu melhor trabalho! Quando terminei a universidade, estava procurando um emprego cheio de criatividade e capacidade de desenhar, já que eram minhas duas principais paixões. Eu me apliquei para animação, estúdios de produção cinematográfica e empresas de marketing, empresas de jogos,… A jornada de encontrar um emprego é difícil, então networking é essencial!


Palestra da Kelly Gardiner- veja AQUI 
 
Kelly Gardiner também se formou na Universidade de Portsmouth em Animation em 2012 e agora é Designer de Marketing na Sulake para o Habbo. Em sua palestra, ela aborda o início de sua experiência como animadora e ilustradora, habilidades de gerenciamento e marketing para jogos, branding, mídia social, psicologia de clientes e segmentação na indústria de jogos, e quais melhorias podem ser feitas. Kelly trabalhou desde animação a design de logotipo e desenvolvimento de sites e seus trabalhos são focados em 2D, o estilo do Habbo.

Por ser uma jogadora ávida quando mais jovem, ela sabia mais sobre como os jogos funcionariam do ponto de vista do cliente / usuário o que se revelou uma habilidade fundamental ao entrar na Sulake, pois ela é capaz de contribuir para a equipe com uma perspectiva tanto técnica como de artista para implementação de estratégias ou campanhas . Imediatamente quando começou no Habbo, ela notou algumas melhorias que poderiam ser feitas e Sulake deu a ela a liberdade de desenvolvê-las!

O que é design de marketing para jogos?

Kelly começou no design de produto como Jennifer, no entanto a Sulake queria criar mais consistência e eficiência em toda a equipe e Kelly começou a trabalhar como designer de marketing. Ela queria fazer mais conteúdo animado, como vídeos do YouTube ou mídias sociais, mas porque requer muito de hands-on/muito trabalho, seria difícil, no entanto Kelly diz que é um trabalho em andamento. 

A designer agora é responsável por unir os departamentos de design e marketing e melhorar a consistência de marketing para o Habbo. Veja o que é um cronograma mês a mês para Kelly:


Slide 5

Ela começou como designer de produto, a equipe de design que trabalha com o produto até o fim, mas agora Kelly é responsável pela ideação e concepção quando se trata de marketing. O tema surge, os copywriters e os estrategistas de aquisição do usuário fazem o planejamento e, quando tudo estiver pronto, eles fazem um pedido de design de marketing para Kelly.

Curiosidade: A equipe usa o Trello para acompanhar todas as tarefas em um fluxo de trabalho consistente.

Generic marketing/O marketing genérico precisa ser feito todo mês para cada campanha, por exemplo, o que é importante, porque o Habbo constantemente lança novas campanhas todo mês!

Special content marketing/Marketing de conteúdo especial - promoção de raros, edição limitada, itens promocionais especiais. É um departamento importante, pois os usuários precisam ser cativados para comprar novos mobis.

Envolvimento de conteúdo suplementar e mídia social - É usado para mostrar às pessoas que o jogo ainda está vivo e que podem se interessar por jogar. Depois disso, Kelly faz o upload do trabalho feito para que os prazos sejam cumpridos e que o Habbo não pare sua linha de produção. Veja alguns exemplos de trabalho que Kelly faria:


Slide 6

Inclui a página inicial e ofertas especiais. É importante reconhecer que, como o Habbo é um jogo internacional com usuários de todo o mundo, o conteúdo imperativamente precisa ser percebido como simples e direto ao ponto para ser lido, como os guias de criação postados nas mídias sociais para ajudar os usuários com a mecânica do jogo. Além disso, é mais eficiente criar apenas uma imagem que possa ser lida e compreendida por pessoas de todo o mundo, em vez de fazer uma para cada hotel.

Quais são os fundamentos do design de jogos?  Kelly destaca esses fatores como os mais importantes para o seu design de marketing:

Base de usuários - quem é seu público-alvo? Demografia: faixa etária, gêneros, etnias, classe, países; Quais plataformas de mídia social eles tendem a usar? Quais são as tendências atuais que atraem esses públicos? Existem grupos específicos de jogadores dentro do seu jogo?

IMPORTANTE:
talvez você seja um usuário antigo como eu e sinta que o jogo está um pouco 'perdido' em comparação aos tempos antigos. Bem, a coisa é que o Habbo não nos deixou para trás; ele simplesmente mudou o seu foco de acordo com os novos tempos e de quem está jogando o jogo. Igualmente, o Habbo é um jogo de 13+, então o foco principal é esse público. Além dos usuários mais antigos, eles não fazem parte do grupo demográfico técnico e, portanto, não estão incluídos na ideação de produção. Isso também se reflete nos regulamentos de moderação, já que os usuários precisam estar em um local seguro para jogar. Além de jogadores, eles são também clientes.

A demografia de gênero do Habbo é principalmente feminina! A maioria dos usuários antigos está no espectro masculino e isso significa que o Habbo precisa levar isso em consideração ao criar novas campanhas, por exemplo. O Habbo não espera que uma campanha de conto de fadas atraia um jovem usuário do sexo masculino, no entanto, é necessário garantir que todos os mobis sejam acessados ​​por usuários masculinos e femininos, independentemente do seu avatar. Conhecer o seu público é fundamental! Quem eles são, quais as suas necessidades e como vender para eles! Além disso, é também importante ficar de olho nas tendências (o cabelo de Ariana Grande diz-lhe alguma coisa?)

  • Consistência da marca - como o seu jogo está tentando se expressar? Isso é claro e consistente em todo o seu marketing? Seu produto é reconhecível? Logotipos, IPs (propriedades intelectuais), arte, estilo, gênero, qualidades únicas.

Tentar entender o que o Habbo deveria ser era muito difícil. Kelly tenta unificar a identidade do Habbo através da compreensão de quem você é, o que você é, a fim de garantir que tudo que você apresenta seja consistente. Além disso, as tendências de acompanhamento de segmentação para diferentes demografias são muito úteis. No final, você precisa ser reconhecido como a Coca-Cola. As pessoas precisam saber quem você é para se envolverem com o seu produto. Consistência é a chave!

!!! Além disso, o Habbo começou a fazer ilustrações para o jogo de pixel art (algo que não tinha sido feito antes de Kelly ter sido contratada). A Pixel art é muito meticulosa porque é pixel por pixel, então as novas ilustrações precisariam ter personalidade. Talvez você também tenha notado que alguns mobis estão perdendo a sua aparência mais antiga, um aspecto explorado pelo llustrador e Pixel Artista Gustavo aka GustavoReiPanda. E ele está certo!


Slide 10


No entanto, Kelly diz que esta nova estratégia tem um grande benefício: as ilustrações podem ser também usadas nas mídias sociais e no YouTube: o Habbo ainda é identificado como Habbo, mas apenas com uma dimensão extra, pois permite que os usuários se envolvam mais com o conteúdo do que se você fosse apenas um avatar no jogo.

  • Clareza visual + Apresentação de informações - qual é a informação mais importante em seu gráfico? Melhore a intenção do material que está apresentando. A informação é clara e legível num ápice? É visualmente atraente? INFORMAÇÃO CORRETA. Layout, cores, produtos, texto, resolução.

Este é um aspecto importante, e vital para o marketing em particular, porque se as pessoas não sabem o que você está vendendo, vai ser um não-não para tudo. Além disso, se qualquer informação que você estiver apresentando estiver incorreta, você poderá sofrer uma 'chicotada' de volta da comunidade e precisará alterá-la. O conteúdo precisa ser visualmente atraente e claro, atento especialmente no que diz respeito aos idiomas (eles funcionam de forma diferente e algumas palavras podem se encaixar em alguns espaços, enquanto outras não, por isso o Habbo investe muito mais em conteúdo visual do que em escrita). 


Slide 12

. Diversão - tente ser o mais produtivo e eficiente também, mas não se esqueça dos seus usuários. A Sulake frequentemente usa a diversão como uma estratégia para engajar mais com seus usuários, porque os negócios são feitos de pessoas para pessoas, então as pessoas gostam de se envolver com a própria empresa também. Easter eggs ou personagens de paródia são algumas estratégias para explorar em seu material de marketing para gerar interesse.

Estes são alguns exemplos em que Kelly tentou incluir diversão no material de marketing do Habbo. Esses tipos de banners fazem com que você sinta a vibe antes que a campanha oficial seja lançada e instiga você a fazer parte dela. Um exemplo muito usado é Frank - o mascote do Habbo - que é colocado em situações engraçadas e é caracterizado de acordo com diferentes campanhas.


Slide 14

Então, o marketing é divertido e você viu alguns exemplos, mas e a própria indústria? Quais habilidades você pode desenvolver? Kelly anotou algumas habilidades essenciais que você precisa enquanto trabalhava no Habbo e na rede da indústria.

Fundamentos para a indústria de jogos:

• Comunicação -
desde ser honesto em uma entrevista a ser capaz de sentar-se com seu CEO e fazê-lo acreditar por que sua ideia é a melhor a implementar. (Kelly também diz que a Sulake tem um ambiente de trabalho bastante relaxado onde você pode enviar e-mails diretamente para seu CEO).

• Planejamento -
planeje a suas tarefas, mas também certifique-se de obter o que precisa de outros departamentos para que as coisas não ficam para a última da hora. Mantenha-se consistente com seu planejamento e não se esqueça de se comunicar com outras pessoas também.

• Expandir sua perspectiva -
Kelly falou que está a aprender Coreano e Japonês e que algo como aprender uma nova língua ajuda você a sair da sua zona de conforto e a experimentar e se aventurar em novas coisas, novos conhecimentos que mais tarde você pode apresentar em seu trabalho e torná-lo mais relaxado!

• Jogar jogos-
eles podem ajudá-lo ainda mais a entender as perspectivas do usuário e o que você está procurando ao comprar / escolher um jogo. Isso ajuda você a construir o jogo que você gostaria de jogar. Isso coloca você no lugar do usuário.

• Desafie-se -
atire-se de cabeça para novas áreas que você precisa para ser mais desafiado, ajudando-o a cumprir os requisitos do seu trabalho e ainda mais. Você pode conseguir muito mais do que você acha que é capaz, você só precisa acreditar que pode empurrar um pouco mais e que o ajuda a estar preparado para enfrentar muitos desafios diferentes. Também contribui para o seu self-development/desenvolvimento pessoal.

Conheça-se a si mesmo e se desafie!






Hey guys! Today we give you an insight of the talk given by two Sulake designers that happened on the June 17th at the University of Portsmouth (South of England), as part of the University Gamejam*

*’’Gamejam is a week-long event where Staff, Students, Alumni, and Professionals come along and try to make a game during normal office hours’’ (READ MORE)

Thank you to @HabboHelpers and our International Reporter Rob.Cuffe for giving notice of this talks on Twitter!


  Jennifer Wu

Jennifer Wu is a Digital Artist and the lead designer at Sulake. She was an old student from the University of Portsmouth and graduated in 2012 from Animation. In the talk, she covers what is Habbo and Hideaway, the actual gaming industry scenario, the global impact that games are making on the market including regional market distribution and how games are distributed through various devices. She also emphasizes the importance of diversity in the workplace, the advantages and disadvantages of working in the gaming industry and gives some tips and tricks on how to get a job in the sector. Jennifer also works across departments and recruits juniors, receiving hundreds of applications. Who knows one day it can be you!


*Special thanks to Jennifer for having given us the information on where to find her talk and for her quick and attentive response!


The following information was transcribed from the talk themselves.

Jennifer Wu Talk- watch it HERE


So who is Sulake? 
Sulake is a social entertainment company currently making two games: Habbo – a 2D pixel style art game and Hotel hideaway that is more 3D style based. They are both MMOs- massive multiplayer online game-, and that means just lots of people come together and are able to simultaneously play the game together.

So what can you do in the game?
You can personalize your avatar, you can build things, rooms, with various furniture pieces and at its core, and you can make friends and chat online!
 
So let us look at some numbers: what is all about? We have 800 thousand monthly registered users coming every month, we have 200 thousand new users coming in an organic rate, meaning it’s not based on paid marketing strategies, and there are 310 million accounts (still counting), 151 identities supported by 12k virtual goods made on a seasonal basis.

What are the similarities?
There are similarities between the two games but they target two different audiences: Habbo is a 13+ game and Hotel Hideaway is a 17+ game. That gives us more ability to target wider audiences.

So, why is it doing so well after all these years?  Habbo is entering its 19th birthday this year, so pretty old for a game, huh! In a market value report, in 2017 the gaming market value was worth $116 billion, representing a 10.7% growth from 2016 and representing 50.4 billion in mobile, $33.3 billion in console and $32.3 billion in PC Gaming. In 2018, the market value was $135 billion, representing a 10.9% growth from 2017: $63.2 billion in mobile, $38.3 billion console and $33.4 billion in PC Gaming. You can see there are all growing, and PC Gaming is not growing as much however it is still a significant amount.

So how does it look like for the years to come? You may have noticed there are some changes in the numbers here, by 2021 the games market will be worth $180 billion and the mobile is growing exponentially whereas the console and PC are in at a steady rate.


Slide 7

What do $180 billion dollars mean?
The games industry is 3.5 times bigger than the film industry and 7 times bigger than the music industry, so these are definitely exciting times to be in the gaming industry!


How is it seen on a global scale?
Let’s take a look at market share by region. On a global scale, where is money going to? Asia and the Pacific's region are taking up more than 52%; Europe, Middle East, and Africa combined with Latin America made up to 25% and North America 23%. Our data from Habbo shows that Habbo is translated to 9 different languages in 150 counties worldwide and Brazil is in front as the biggest Habbo community with 37% of user share. If we look per country, in China 61% of citizens pay and play games and in USA 81% of citizens pay and play games.


Slide 9

Why is it going so well?

Stats show that 2/3 of the world people are gamers. Why? Because of friends and the rising use of the mobile device that appeals to our convenience. Everyone has a phone and perhaps your phone is not so far away from you right now, right? It can be taken on the go and that’s the same for games.

The percentage of games compared to other apps outrages around 26%. Moreover, 51% is the use of mobile and 3 billion people around the world own a smartphone device, and this number will grow even more.
So, when you have loads of games available, it also means a wider audience. A wider audience brings more diversity of things to come. Your typical gamer is no longer a child or a teen in a bedroom playing, you now have moms going shopping and collecting tickets from animal crossing or businessman catching pokemon eggs as they are walking to work, so the market is diverse and there is a game for everyone.


Habbo successful campaigns

This is an example of all the top, more successful campaigns and bundles done in Habbo:


Slide 13

I remember when I first started, I was speaking to my art director and he was explaining to me that when he was hiring a team, he was looking at the balance between females and males, as the industry was very male-dominated (and still efforts are made to keep this balance).

One interesting thing is that 13+plus like cute, more feminine things and when I was hired along with Kelly (next speaker), the idea was to bring a little more choices for Habbos. When there’s a need for more choices in games, it’s good to also have a team that is made of many different people from many different backgrounds.

These are some of the artists. I’m Kukuyit and Kelly is Elementary_Kage. We have 2 males and 4 females and a new  5th  female artist is coming!


Slide 14


More about Sulake…

Sulake has 3 main offices around the world: London, UK- for campaigns e monetisation, Helsinki, Finland- the headquarters and Madrid, Spain. One of the best things of Sulake is that the team often makes campaign reviews, looks at data and numbers checking results and keep improving things that do work and don’t work.

According to Jennifer, Sulake is a medium size company and that makes it easier since you can put hands down to work, explore different areas and work in many departments rather than being a specialist in just one thing as if you were in a huge company. From research ideas to sketches, and actual production, Sulake allows a conjoint operation with testes before the final release.

Worth noticing at is that…
Badges are as much important as furniture. Habbo’s love it because of the collector mentality. Some here are some of the items of furniture that Jennifer made!


Slide 17


What advice can you give us?

Always attach your portfolio, links, sketches, all the work you do from pre-production to the finished product. Save it on pdf and always put your best work! When I finished university, I was looking for a job full of creativity and with the ability to draw, as they were my main two passions. I applied for animation, film production studios and marketing companies, game companies,… The journey of finding a job is hard, so networking is essential!
 

 Kelly Gardiner- check the talk HERE 
 
Kelly Gardiner also graduated from the University of Portsmouth from Animation in 2012 and now is a Marketing Designer at Sulake for Habbo. In her talk, she covers the beginning of her experience as an animator and illustrator, management skills, and how to marketing for games, branding, social media, customer psychology and targeting in the gaming industry, and what improvements can be made. Kelly has worked from animation to logo design to websites and her works are focused on 2D, the style of Habbo.

Because she was an avid gamer when younger, she knew more about how games would work from a customer/user perspective and that revealed to be a key skill because she can contribute to the team with both an artist and technical perspective for strategy implementation or campaigns. Immediately when started on Habbo, she noticed some improvements that could be made and Sulake gave her the freedom to develop them!


What is marketing design for games?

Kelly started in product design as Jennifer, however Sulake wanted to create more consistency and efficiency across the team and Kelly started to work as a marketing designer and wanted to do more animated content such as YouTube videos or social media, but because it requires a lot of hands-on, it would be hard to keep with all, however Kelly says it is a work in progress.

The designer is now responsible to unite both departments and improve marketing consistency for Habbo. See what a month to month schedule is for Kelly:


Slide 5

She started as a product designer, the design team who works on the product all the way to the end, but now Kelly is responsible for the ideation when it comes to marketing. The theme comes up, the copy marketing and strategies of user acquisition do the planning and once all is done, they do a marketing design request to Kelly. The team uses Trello to keep up with all the tasks in a consistent workflow!


Generic marketing- needs to be made every month for each campaign, for instance, which is important because Habbo consistently releases new campaigns every month!

Special content marketing- rares, limited edition, special promotional items. It is an important department since users need to be appealed to buy new furniture!

Engagement supplementary content and social media- It is used to let people know that the game is still alive and that they can be interested in playing, not heavily made. After that, Kelly uploads the work made in order for deadlines to be met and that Habbo doesn’t stop their production line. Look at some examples of work Kelly would make:


Slide 6

It includes the landing page and special offers. It is important to recognise that since Habbo is an international game with users from all over the world, content imperatively needs to be perceived as simple and straight to the point in order to be read, like the crafting guides posted on social media to help users with the mechanics of the games. Also, it is more efficient to create only one image that can be read and understood by people from all over the world rather than making one for each hotel.


What are the fundamentals of game design?

Kelly highlights these factors as the most important for your marketing design:

  • User base- who is your target audience? Demographics: age range, genders, ethnicities, class, countries; what social media platforms do they tend to use? What are the current trends that attract those audiences? Are there specific groups of players within your game?

IMPORTANT:
perhaps you’re an old user like me and feel the game is a bit lost when compared to the old times. Well, the thing is Habbo didn’t leave you behind; it simply shifted its focus according to the new times and of who is playing the game. Equally, Habbo is a 13+ game, so the main focus is this audience. Besides older users, these are not part of the technical demographic and so they are not included in the production ideation. This is also reflected in moderation regulations since users need to be in a safe place to play and enjoy! Besides players, they are customers.


Habbo’s gender demographics are mostly female! Most of the old users are on the male spectrum and that means Habbo needs to take this into consideration when making new campaigns for instance. Habbo doesn’t expect that a fairytale forest campaign will appeal to a young male user, however, it needs to make sure that every furniture can be accessed to both male and female users, independently of its avatar.
Knowing your audience is key! Who they are, what they want and how to sell to them! Also, keep an eye on trends (does Ariana Grande hair says something to you?)


  • Brand consistency- what is your game trying to express itself as? Is that clear and consistent across your marketing? Is your product recognizable? Logos, IPs (intellectual properties), art, style, genre, unique qualities.

Try to understand what Habbo was supposed to be was very difficult. Kelly tries to unify the identity of Habbo through understanding who you are, what you are, in order to make sure that everything you presents is going to be consistent. Also experimenting follow trends for targeting different demographics is very useful.
In the end, you need to be recognisable like Coca-Cola. People need to know who you are in order to engage with your product. Consistency is key!

!!! Additionally, Habbo started to do illustration for pixel art game (something that hadn’t been done before Kelly’s role was created). Pixel art is very meticulously because is pixel by pixel, so the new illustrations would need to have personality.
Perhaps you also noticed that some Habbo furni has been losing its older looks, an aspect explored by the llustrator and Pixel Artist Gustavo aka GustavoReiPanda. And he’s right!


Slide 10

However, Kelly enhances benefits on this new strategy that can be used as well on social media and YouTube: Habbo is still identified as Habbo but just as an extra dimension which is good because it allows users to engage more with the content than if you were just in the game.


  • Visual clarity + Information presentation – what is the most important information in your graphic? Enhance the intent of the material. Is the information clear and readable at a glance? Is it visually appealing? CORRECT INFORMATION. Layout, colours, products, text, resolution.

This is an important aspect, vital for marketing in particular because if people don’t know what you are selling, it’s going to be a no-no for everything. Also, if any the information you are presenting is incorrect, you can suffer a lash back from the community and you need to change it. It needs to be visually appealing and clear, especially in regards to language (they work differently and some words can fit some spaces whereas others don’t, so Habbo invests a lot more into visual content rather than written). If you’re an artist or produce any marketing material, keep that in mind!


Slide 12

 
  • FUN – try to be the most productive and efficient as well, but don’t forget your users. Sulake often uses fun as a strategy to engage more with its users, because businesses are made people to people, so people like to engage with the company itself as well. Easter eggs or parody characters are some strategies to explore in your marketing material to create interest.  These are some examples where Kelly tried to include fun in Habbo’s marketing material! These types of banners make you get the vibe before the official campaign is released and instigated you to be a part of it. A very used example is Frank- the Habbo’s mascot- that is put into funny situations and is characterised according to different campaigns.


Slide 14


So, marketing is fun and you saw some examples, but what about the industry itself? What skills can you develop? Kelly noticed these skills while working in Habbo and networking within the industry.

Game industry fundamentals:

  • Communication – from being honest in an interview to being able to sit down with your CEO and make him believe why is your idea the best to implement. (Kelly also says Sulake has a relaxed work in an environment where you can directly email your CEO).
  • Planning – make sure you are self-managing but also make sure you get what you need from other department and things don’t bottle up. Keep consistent with your planning and don’t forget to communicate with others as well.
  • Expand your perspective- Kelly shares she’s learning Korean and Japanese and that that helps you to step out your comfort zone and embrace new things, new knowledge that can you can later present in your work and make you more relaxed as well (and avoid gaming burn-out!)
  • Play games- games can help you even more to understand the user’s perspectives and what you are looking for when buying/choosing a game. It helps you to build the game you would like to play. It puts you in your user’s shoes.
  • Challenge yourself- push yourself into areas you need to be more challenged, helping you to fulfill the requirements of your job and even more. You can achieve a lot more than what you think you are capable of, you just need to believe you can push a little bit more and that helps you to be prepared to face a lot of different challenges. It also contributes to your self-development.

Know yourself and challenges yourself!
O que achou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
 @CafePixelado_          cafepixelado         Serv. CaféPixelado
Comente
Faça o login para comentar esta notícia
Comentários
Muito bom!!! Parabéns ao Café Pixelado e ao responsável pela notícia pela tradução e por irem atrás disso, realmente muito interessante ler algo deste tipo.
Comentado por ErickFantii - Há 17 dias - Citar